Periodontia (Tratamento de Gengivas)


A Periodontia é a especialidade que cuida de gengivas que costumam inflamar ou sangrar com regularidade. O periodontista especialista que vem auxiliar no seu caso e outros relativos à gengiva. A prevenção e tratamento dos processos de inflamação e infecção da gengiva - que é o suporte dos nossos dentes - é chamado de periodontia.

A gengivite e a Periodontite são as formas mais comuns de problemas gengivais. Em casos mais avançados, a patologia não tratada pode acarretar até mesmo a perda dental, por isso é importante uma avaliação periódica para ser avaliado o estado de saúde da nossa gengiva, evitando problemas com periodontia.

A higienização correta é fundamental, o acúmulo de placa bacteriana leva a formação de tártaro ou cálculo que, com o tempo, vai se alojando abaixo da linha visível dos dentes – entre o dente e a gengiva. Se esse acúmulo não for removido pelo periodontista, pode evoluir criando uma bolsa periodontal (periodontite) que lentamente causa retração do osso que sustentam os dentes, causando mau hálito (halitose), amolecimento ou até mesmo a perda dos dentes. Essa doença pode ser assintomática, ou seja, o paciente pode não sentir dor ou desconforto e não necessariamente apresentar sangramento ou retração gengival.


Agende já sua consulta!